quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Os estádios de futebol passaram a ser ringues de vale-tudo?

Um dos assuntos mais falados desde o último fim-de-semana é a cena triste que o Jorge Jesus protagonizou no jogo do Benfica contra o Guimarães.
E sinceramente eu fico absolutamente parvo quando vejo pessoas que colocam o seu benfiquismo à frente da cidadania.

Ora vamos lá analisar isto por partes.

Se é verdade que a Polícia muitas vezes abusa da sua autoridade e chega à violência, não é menos verdade que a Polícia serve para repor a ordem pública. Qualquer cidadão que fizesse o que o Jesus fez, acabava detido! Aliás, assistimos a isso em quase todas as manifestações que acontecem neste país, ou até mesmo nos jogos de futebol de risco (ainda no último derby foram detidos dois indivíduos). Enquanto cidadãos, todos nós temos direitos e deveres. E, queiramos ou não, o que o Jesus fez é um acto punível por lei e não pode ser desresponsabilizado só porque é treinador de futebol! Senão voltamos à velha discussão dos cidadãos de primeira e de segunda, porque os poderosos nunca vão presos. Mas se nos insurgimos contra aqueles que nos desgovernam e que alegadamente estão envolvidos em negócios menos claros, porque raio vamos desculpabilizar um treinador de futebol? E atenção que eu não digo isto por ter sido o treinador do Benfica a protagonizar aquele triste espectáculo! Se fosse o treinador do Sporting eu diria o mesmo. Se fosse o da Académica, idem. Até podia ser o treinador do Académico de Viseu! É que, ao contrário dos benfiquistas, eu não vejo o mundo de uma só cor!

E agora analisando isto no plano desportivo... Se existe policiamento nos estádios, por algum motivo é: para garantir a ordem pública, para garantir a segurança de todos os intervenientes (público, jogadores, árbitros, dirigentes, equipas técnicas, equipas médicas, etc). E desculpabilizar a atitude de Jorge Jesus é perigoso... É estar a dizer que vale tudo nos estádios, é dizer que os adeptos podem invadir o campo, é dizer que os treinadores estão acima da lei... Atenção, que isto não me parece o caminho certo para o futebol! Para além de que o treinador, enquanto líder de uma equipa, deve dar o exemplo. Que moral tem ele agora para cascar num jogador que se vire aos árbitros, aos polícias, aos adeptos, etc?! Mais... Tendo em conta que estamos a falar do treinador que há 4 meses levou um encosto de um dos seus jogadores, que moral tem ele agora para falar O QUE QUER QUE SEJA da atitude do Cardozo? Bem como o Luís Filipe Vieira, que tem a distinta lata de dizer que "o único maltratado foi o Jorge Jesus, que perdeu o relógio".

E lamento, mas ver benfiquistas (felizmente não são todos, ainda há gente de bom-senso apesar do mau gosto clubístico lol) a dizer que o JJ teve uma atitude bonita ao defender os seus adeptos, deixa-me sem palavras. Por essa ordem de ideias, quando as forças policiais intervêm nos bairros problemáticos, vamos todos incendiar caixotes do lixo e afins (como aconteceu ainda há uns meses, salvo erro em Setúbal, quando aquele puto se despistou de mota durante uma perseguição ou lá o que foi) para defender o vizinho - que até pode ser um mânfio e até pode ter cometido um crime, mas o que interessa é defender. Mas está tudo estúpido?! Mas pegando nessa teoria de defender... Defender adeptos é fazer aquilo que já vi o Cristiano Ronaldo fazer mais que uma vez: quando invadem o campo para ir ter com ele, ele faz sinal às forças policiais para terem calma e não usarem a força e ajuda assim a controlar os ânimos. E vê-se esses adeptos a abandonar o campo sem resistência, escoltados pela Polícia, sem grande alarido.

Para terminar, subscrevo o que escreve Pedro Barbosa (clicar aqui para abrir o link) :

"As situações com Jesus vão-se sucedendo mas há sempre espaço para a surpresa. O que lhe passa pela cabeça? Já não existe autoridade? Este não é exemplo de um líder. Pode errar? Sim, mas não desta forma. Pelo que foi noticiado, e não por ele, pediu desculpas ainda no estádio. Por que razão não o fez na conferência de imprensa? Fê-lo 48 horas depois, na Benfica TV. Que tipo de mensagem passa? Jesus não pode exigir nada a ninguém, comportando-se desta maneira. Ser treinador não é apenas mexer nas peças, conhecer meio mundo, saber usar a melhor táctica e afins. Mais do que ganhar ou perder é a forma como nos comportamos e agimos que define quem nós somos. É dar o exemplo. Respeitar e fazer-se respeitar. Jesus começa a ser nesta altura um problema para o Benfica"

8 comentários:

  1. Concoooooordo em tudinho!
    Só não concordo com uma coisinha " Jesus começa a ser nesta altura um problema para o Benfica" Começa?!?! Jesus já é O problema há mmuuuuuiiito tempo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enquanto sportinguista, só tenho a dizer: não me importo nada que o Jesus continue a ser um problema para o Benfica ahah
      Mas estas atitudes não podem ser desculpadas, de forma alguma!

      Eliminar
  2. Roger, estou de pé a aplaudir este post! No meio de toda a incredulidade e no meio do caricato que tud isto é, esqueci-me completamente de uma coisa que reforças, e bem : qualquer cidadão seria detido ali, naquele momento! Aguardo com atenção o desfecho desta situação, e espero que não seja "mais do mesmo".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é que eu acho, sinceramente, que vai ser mais do mesmo. Uma multazita de nada, uns castigo de meia dúzia de dias (e, com sorte, a apanhar o calendário de selecções) e pronto :S

      Eliminar
  3. Nos nossos estádios de futebol têm acontecido coisas deveras tristes como a que o JJ protagonizou, mas aparentemente a do JJ não foi a única deste fim de semana (não que isso o ilibe do que quer que seja), nos nossos estádios, nas bancadas, nas bancadas virtuais, cada vez ando mais desconsolada quanto ao modo como se anda a "apreciar" o futebol desporto que eu tanto gosto de ver.
    Gosto de brincar com o futebol, gosto de brincar com amigos de outros clubes em trocas de picardias saudáveis, porque já tenho demasiadas coisas sérias em que pensar para que o futebol se torne também uma delas, mas considero que as coisas estão a tomar dimensões um tanto ou quanto absurdas.

    Relativamente a esta jornada tenho de tirar o chapéu às declarações do "teu" treinador e deixar isso por escrito, porque tinha razões para reclamar da arbitragem mas não seguiu aquela triste linhagem a que já temos vindo a ser habituados em que há dois pesos e duas medidas, em que se vê muito bem numas situações e se é completamente cego em outras semelhantes... Chama-se visão selectiva e dá muito jeito a esta malta :p

    Quanto ao "meu" treinador que sejam tomadas as respectivas medidas, mas também não vou deixar de aproveitar as situações humorísticas associadas ao tema que é a única coisa boa que fica do que passa :D Como dizia a publicidade, tirem-me tudo, mas não me tirem o sentido de humor!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Brincadeiras e picardias, é sempre saudável. Mas, como tu dizes e bem, as coisas estão a ultrapassar os limites e a atitude do JJ foi imperdoável e deve ser punida exemplarmente. Qualquer cidadão que se vire à Polícia, é detido! O JJ não é mais do que ninguém, num estado de direito não há cidadãos de primeira e cidadãos de segunda!

      Quanto ao meu treinador... Pese embora as minhas dúvidas em relação à sua competência técnica, a verdade é que aquela declaração foi mesmo de tirar o chapéu.

      Beijinho :)

      Eliminar
  4. Eu acho que o mais triste disto tudo ainda está para vir porque com tudo o que tem sido dito começo a acreditar que isto não vai dar em nada, que o Jesus vai sair ileso desta situação toda...

    ResponderEliminar

Real Time Web Analytics