sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Reabertura do caso Maddie McCann

Há notícias que me deixam doente. Notícias que envolvam crianças então muitas vezes nem consigo ver. Mas hoje vou destacar uma notícia em especial...

O caso Maddie foi reaberto. De há uns tempos para cá, esse caso voltou a estar nas bocas do mundo, com retratos robot a serem divulgados pela polícia britânica e com ofertas de recompensa (é preciso ser muito inteligente para perceber que essas tretas das recompensas só criam milhares de falsos avistamentos?!). E eu sinceramente fico estúpido com estas coisas. 

Eu segui atentamente este caso. E não foi por toda a exposição pública da situação (embora isso facilitasse qualquer pessoa que quisesse seguir o caso). Digamos que eu tenho um lado de investigador, que me faz estar mais atento a determinados casos que às vezes se ouvem por aí. Mas sobretudo segui atentamente o caso porque o casal McCann ficou-me atravessado na garganta desde o primeiríssimo dia do desaparecimento da miúda. Como é que se deixam 3 crianças sozinhas (e aparentemente drogadas, para dar uma noite descansadinha aos papás) num apartamento (ainda para mais estando de férias num país desconhecido)?  Como é que este casal tem tanto poder e tanta influência no Governo e nas autoridades inglesas? Como é que, após o desaparecimento de um filho, se contacta primeiro o Governo do nosso país, ao invés das autoridades locais? Como é que, após o desaparecimento de um filho, se monta todo aquele circo em meia dúzia de horas? Como é que, após o desaparecimento de um filho, se tem tamanha frieza no olhar? Estas foram as perguntas que me ocorreram logo no primeiro dia. Fiquei tão chocado com as atitudes daqueles pais, que as perguntas ficaram a ecoar na minha cabeça, e a minha revolta foi tão grande que dei comigo a seguir o caso com atenção, na esperança (vã, até hoje) que a negligência dos pais fosse condenada.

Logo no primeiro dia, lembro-me de dizer "estes pais têm dedo na história, já nem falando de toda a negligência". E hoje mantenho a mesma convicção. O casal McCann nunca poderia ficar isento de culpas e isto revolta-me as entranhas! Vamos supor que realmente existiu um rapto (não vou nessa teoria, mas vamos supor)... Se fosse comigo ou qualquer um de vocês, têm dúvidas que seríamos acusados de negligência?! Como é que as autoridades competentes (pressionadas, certamente, pelo Governo britânico, mas adiante) não condenam os McCann?! Vou expor a minha opinião: eu acredito que a miúda está morta desde o primeiro dia, e por culpa dos pais (por acidente provavelmente, quiçá até causado por algum tipo de negligência) - e agora venham lá os McCann processar aqui o Roger. Mas mesmo que tivesse acontecido mesmo um rapto, os pais não podem ficar isentos de culpa: deixaram a criança (e os irmãos) sozinha e sedada! E f*da-se, não me venham com a conversa das diferenças culturais, porque um pai negligente é um pai negligente, ponto! Poderia falar de N coisas, mas sendo o caso público, toda a gente sabe a história de trás para a frente, mas resumindo apenas numa frase: todas as atitudes (frias, por sinal) dos McCann são estranhas para quem tem uma filha desaparecida.

Estas coisas revoltam-me. E fiquei estupefacto ao ver hoje nas notícias que o caso foi reaberto. Seria uma boa notícia, se a intenção fosse desmascarar toda esta farsa. Mas não é... A intenção, acima de tudo, é limpar o nome dos McCann e isso é que é triste... Vai arrastar-se a palhaçada mais um bocadinho, porque pelos vistos 6 anos não foram suficientes... Vão recomeçar os avistamentos fantasma, os retratos robot (que só assim por acaso, parecem os pais LOL), as lágrimas de crocodilo do casal McCann e por aí fora... Que circo do car****... No meio disto tudo, alguém me explica onde fica a criança? Onde é que fica a vontade de descobrir o que REALMENTE aconteceu em Maio de 2007 e de punir os responsáveis? Onde é que fica a vontade de descobrir o corpo da Maddie (acreditar que a criança está viva é mera ilusão)? Pois, não fica... Porque o que interessa é ver o casal de médicos com o nome limpinho e a ganhar mais uns trocos à conta do fundo de solidariedade...

Só para terminar o post... Aconselho-vos a ler o livro escrito pelo ex-inspector Gonçalo Amaral, "Maddie - A Verdade da Mentira". Eu li o livro, há uns 4 anos talvez, e acho que é muito esclarecedor no que toca aos factos. Está lá tudo o que já era público na altura e coisas que só se tornaram públicas após a publicação do livro. Para quem estiver interessado, tem o PDF aqui (clicar para abrir link).

20 comentários:

  1. Li o livro praticamente quando saiu, acho até que ainda o tenho. E já estando "fascinada" - a palavra não é a mais correcta mas perante o circo montado adequa-se - pelo tema e com o livro ainda surgiram mais dúvidas.
    Existe uma insensibilidade, uma frieza nestes pais que me assusta. E a forma como são bem posicionados em Inglaterra é o factor C a funcionar à grande e que ninguém diga o contrário... Ainda não tinha visto os novos retratos robot, o tempo passa e a curiosidade no caso vai diminuindo (muito por acreditar que a criança já está morta há muito, muito tempo), mas como falaste neles lá fui ao google pesquisar. Realmente o primeiro retrato é muito parecido com o pai. Aliás, uma das notícias que li ultimamente sobre este caso dizia que uma das testemunhas de Gonçalo Amaral, um inglês, que tinha visto um homem com uma criança ao colo durante a noite, identificou o pai como sendo esse homem, aquando da chegada dos McCann a Inglaterra. Sinceramente não acredito que esteja viva...continuo a achar a história muito mal contada e as atitudes que se seguiram à descoberta são difíceis de entender. A verdade é que o fundo de solidariedade permite retratos robot, detectives privados, advogados e mais coisas. Alguém com menos influência no mundo político teria o mesmo tratamento? Em Portugal e em Inglaterra? Penso que não infelizmente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "o tempo passa e a curiosidade no caso vai diminuindo" - precisamente, eu também deixei de "seguir" o caso, mas se calha ouvir uma notícia sobre ele não fico indiferente.
      De resto, concordo em tudo com a tua opinião!

      Eliminar
  2. Eu faço parte do grupo, cada vez mais pequeno, de pessoas a quem custa muito acreditar que tenham sido os Pais. Não sei se foram ou não, se por negligência ou não, não sei se está morta ou não...mas não consigo afirmar que foram, por um motivo simples : se estiverem inocentes, e até prova em contrário estão, deve ser devastador lidar com o desaparecimento de um filho e ainda ser acusado injustamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que é bárbaro e chocante demais imaginar que foram os pais. Mas a sério, aconselho-te a ler o livro e a tirares as tuas conclusões...
      De qualquer forma, neste caso não se pode dizer que os pais são acusados injustamente. Independentemente do que possa ter acontecido à miúda, houve um acto de negligência (dos McCann e dos restantes casais amigos que estavam com eles) ao deixar crianças (todas elas com idades inferiores a 4 anos) sozinhas em casa, ainda para mais num país que não era o deles.

      Eliminar
  3. Eu sempre achei que eles tinham culpa.. Se queriam sair sem os filhos que contratassem uma ama!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente!
      Mesmo supondo que não têm culpa na morte/rapto da criança, têm culpa por terem deixado os miúdos sozinhos! Foi um acto negligente!

      Eliminar
  4. Lembro-me que na altura, assim que eles começaram a levantar ondas contra a PJ, ter levantado a mesma questão. Se a PJ os tivesse "arrecadado" logo, acusados de negligência, eles não tinham feito os espetáculo que fizeram. Tanto que assim que foram constituídos arguidos, meteram-se logo no avião e voltaram para o reino da putaria.
    Não sei, às vezes custa-me acusar assim pais, porque também sou pai e sei que nem sempre tomamos as decisões mais acertadas. E ainda me custa pensar que uma criança morra acidentalmente e os pais não assumam...
    Claro que esta reabertura do processo, é mais uma medida para "inglês ver", literalmente. (lol).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu compreendo o que dizes. Mas também sabes (e sabes até melhor que eu, tens mais experiência de vida e já viste e ouviste muita coisa) que há pais e pais. Nem toda a gente tem capacidade para ser pai, infelizmente. E este caso é tão chocante como os casos que ouvimos de pais que violam os filhos, e por aí fora...
      De resto, digo-te o mesmo que disse ali em cima à CM: aconselho-te a ler o livro ;)

      Eliminar
  5. Quando vi que ias falar da Maddie pensei em fazer grande comentário mas não vale a pena: a minha opinião é exatamente igual à tua, em todos os pontinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há demasiadas coisas mal explicadas na história toda, né?

      Eliminar
  6. Olá Roger,
    Este caso e outros tantos repugna-me porque não entendo porque escolhem as crianças para isto, :(

    É aqui e em notícias como esta que acredito que não evoluimos mas sim andamos para trás séculos e séculos.

    Abraço e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, é verdade Sérgio...
      Grande abraço, bom fim-de-semana

      Eliminar
  7. Este caso também me revolve as entranhas :(
    Também nunca engoli a (fria) reacção dos pais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora nem mais. A frieza sempre foi estranha. E depois de ler o livro, ainda mais convicto fiquei... Foram detectados vestígios de sangue e de presença de cadáver quer no carro alugado pelos McCann, quer no apartamento deles no Ocean Club... Mas infelizmente, aquele casal tem demasiada influência e, sabe-se lá como, conseguiu sair impune...

      Eliminar
  8. Não hajam dúvidas que vou ler. Sempre tive curiosidade, mas nunca me chateei o suficiente para investir dinheiro nesta porcaria. Agora agora com PDF é que não falha. Mas que sou da mesma opinião que tu, lá isso não hajam dúvidas! E revolta-me mais que a justiça toda tenha lambido os pézinhos destes "inocentes de m*rda" desculpando o temo, e aos nossos portugueses mexem uma palha, e já é suficiente... correr mundos e fundos é que nem pensar nisso. Sinceramente dá piedade. Uma coisa é certa sempre que me deparo com um artigo desses no jornal faço realmente cara de nojo, pois é isso que me causa NOJO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lê o livro, vale a pena para perceber muitos pormenores (e há lá muita coisa que não era pública até à data da publicação do livro). Depois dá o feedback da tua opinião :)

      Eliminar
  9. Thank you for informing people about this scandal. You have some details wrong but that's natural as many details of the case have since discovered by thousands in the internet.
    The more people on board for justice, the better.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. I just gave my opinion about this case.
      Wrong details? Feel free to correct me ;) Anyway, anyone can find more details on internet or in Gonçalo Amaral's book.
      Thanks for your comment

      Eliminar
  10. De alguns post que li aqui este mereceu a minha especial atenção, confesso porque também partilho de uma imensa revolta interior no que toca a estes assuntos que envolvem crianças. A minha opinião é só uma, desde o ínicio e por mais desenvolvimentos que esta novela tenha, acredito que tenham sido eles (os Pais) a causar a morte da criança e as minhas questões (porque também tenho um lado de detective muito apurado) passam por estas que li aqui: que raios, quem é que não liga logo para as autoridades? Só quem tem algo a esconder e se quer prevenir.
    Nunca li o livro mas a minha opinião mantém-se. Pai que é Pai....(ou mãe) não deixa os filhos daquela idade sozinhos e ponto final!
    Beijocas, vou voltar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Partilho a tua opinião na totalidade. Por tudo o que li e ouvi sobre o caso, acredito que a miúda está morta desde o primeiro dia, por negligência. E por culpa dos pais.
      Como disse no post, aconselho a leitura do livro. Está pormenorizado e revela coisas que, até ao lançamento do livro, não eram públicas. Também contém fotos que permitem ter noção do espaço físico em que ocorreu este crime e que mostram que a teoria do rapto não faz sentido.

      Beijinho e sê bem-vinda ao meu humilde tasco ;P

      Eliminar

Real Time Web Analytics