quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Na minha luta entre o coração e a razão, o coração goleia...

Pois que a sôdona Lia, conhecida blogger da nossa praça (agora inactiva) e pessoa importante na minha vida como já é do conhecimento público, descobriu nas "internetes" um teste que determina qual a parte do cérebro que mais utilizamos. Claro que a sua fiabilidade é altamente duvidosa e o seu carácter científico não é comprovado, mas não deixa de ser uma curiosidade. A verdade é que o meu resultado reflecte efectivamente a pessoa que eu sou, ao ponto da Lia dizer que não a surpreendeu nem um pouco.

Qualquer pessoa que me conheça minimamente sabe que eu sou muito mais coração do que razão. E a verdade é que não gosto muito de ser assim... Quer dizer, sim, significa que sou genuíno e que ajo de acordo com as minhas emoções, e isso é positivo. Mas gostava de ser um bocadinho mais racional. Gostava de encontrar um equilíbrio entre o coração e a cabeça. Acho que seria mais saudável para mim e para os que me rodeiam, porque faria de mim uma pessoa mais ponderada, mais sensata. Também é um facto que já fui muito pior nesse aspecto: a pancada que a vida nos dá também nos vai ensinando. E eu tento sempre moldar-me para ser uma pessoa melhor. Mas há coisas que nos são intrínsecas, que fazem parte do nosso ADN, da nossa personalidade, da nossa maneira de estar na vida. E tal como disse anteriormente, ao menos sou genuíno: quando gosto, gosto; quando não gosto, não gosto.

Podem encontrar o teste neste link (clicar para abrir).

E aqui fica o print do meu resultado.

26 comentários:

  1. Não sei se será pior agirmos com o coração, sabendo nós que a razão nem sempre é tão "razoável" como seria desejável.
    A razão de quem? De quem se deixa moldar, de quem deixa de ser quem é, para ser o que os outros fazem ou esperam de nós?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entendo na perfeição o que dizes. Mas para tudo na vida tem de haver conta, peso e medida. E a verdade é que eu sou mais coração do que seria recomendável, vivo com o coração na boca e isso às vezes traz grandes dissabores. Gostava de conseguir encontrar um equilíbrio entre o coração e a razão, gostava mesmo de conseguir ser um gajo mais ponderado, com mais bom-senso e menos explosivo... :/

      Eliminar
    2. Por vezes também gostava, mas não é coisa que me tire o sono.
      Costumo dizer que quem quiser gostar de mim, vai ter que me gramar como sou. ahahahahah

      Eliminar
    3. LOL sim, isso sem dúvida, também digo o mesmo. Mas isso não significa que eu não gostasse de conseguir moldar-me um pouco mais :P

      Eliminar
  2. hahah fiz o testes... tenho o cerebro k tu desejavas ter :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah a avaliar pelos comentários, parece que eu sou o mais desequilibrado que anda para aqui :P

      Eliminar
  3. O equilíbrio era o ideal mas.... Por acaso já tinha feito. :) Deu-me 44%-56%. Sou mais ponderada que tu :P ahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é difícil alguém ser mais ponderado que eu :$
      Damn, ainda tenho tanto que aprender...

      Eliminar
    2. Temos todos! Ok, yu mais! ahahahah :P

      Eliminar
    3. Isso sei eu, mas a vida é uma aprendizagem constante :P

      Eliminar
  4. "(...) sou muito mais coração do que razão. (...) significa que sou genuíno e que ajo de acordo com as minhas emoções, e isso é positivo. " Contesto :P

    Contesto o dedução implícita que a racionalidade é antogónica à emoção (porque elas podem andar de mãos dadas). Não contesto a tua genuinidade, que fique sublinhado. Apenas o facto de que ela te impede de ser mais racional.

    Apresento motivos mais detalhados para esta opinião num post em breve :)
    ABT (66% razão/34%instinto)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O teu resultado, do que conheço de ti, também não me surpreende :P

      E sim, não é antagónico. Mas uma pessoa mais emotiva tem, necessariamente, menos racionalidade...

      Eliminar
  5. 50-50 para mim. Mas tendo a ser uma pessoa mais racional do que emocional. Pancada da vida, experiências de outros...
    Mas ser emocional, mesmo muito emocional, desde que com articulado bem com o racional, pode ser muito bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é que eu nem sempre articulo bem o lado emocional com o racional :$ Depende :$

      Eliminar
  6. O resultado do meu teste foi um 50/50. No entanto... Não me acho uma pessoa assim tão equilibrada! :)

    ResponderEliminar
  7. Deve haver por aí muito boa gente com o cérebro todo "misturado" :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, eu estou é a ver tudo muito equilibrado... É oficial, eu sou mesmo desequilibrado ahah xD

      Eliminar
  8. No meu caso nenhuma das partes do cérebro domina, uso os dois lados de forma equitativa. E até acho que é verdade, apesar de achar que o lado racional prevalece. :)
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Definitivamente, a avaliar todas as respostas a este post, chego à conclusão que sou mesmo um bicho estranho ahah xD

      Eliminar
  9. aparentemente somos gémeos cerebrais... temo que isso não seja bom... (não tanto porque eu não quero ser como tu, mas mais porque temo que sejas como eu...).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pessoalmente, preferia ser um gajo mais equilibrado e ponderado...
      Abraço

      Eliminar
  10. O meu também deu o direito mas não com uma diferença tão grande xD Mas no meu caso bate bastante certo xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No meu caso também bate bastante certo, infelizmente xD

      Eliminar

Real Time Web Analytics