segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Cristiano Ronaldo já era o melhor do mundo, hoje só se tornou o melhor da FIFA

Como apreciador de futebol que sou, da mesma forma que era inevitável escrever sobre o falecimento de Eusébio, também é inevitável que fale aqui sobre Cristiano Ronaldo. Quem me segue sabe a minha opinião, pois sempre foi pública, quer no antigo blog quer neste (ver este post - clicar para abrir link). Pelo que vou tentar não me repetir muito.

Os registos de Cristiano Ronaldo ao longo da sua carreira profissional são verdadeiramente assombrosos. Já lá vão uns quantos anos ao mais alto nível, sempre a bater recordes, e sem lesões que o obrigassem a estar parado muito tempo. É um exemplo de dedicação e profissionalismo. E é um jogador que veio do nada. Pese embora a grandeza, mundialmente reconhecida, da academia do Sporting, não temos as infraestruturas nem os m€ios para ombrear com os clubes de maior prestígio (isto em comparação com o Barcelona de Messi). Quem segue o futebol, sabe que na sua passagem pela formação do Sporting, o Cristiano nem era considerado como a maior pérola: era Fábio Paim. Mas há uma coisa que diferencia estes jogadores: a cabeça. Cristiano Ronaldo teve a força mental para se dedicar à sua grande paixão, teve vontade de trabalhar e querer ser o melhor. E o Fábio Paim... Bem, todos sabemos onde ele acabou: a dar saltos para a piscina num programa de TV...

Para mim, o CR7 já há muito tempo que é o melhor jogador do mundo da actualidade, um dos melhores de sempre e o melhor jogador português de todos os tempos. É um atleta de outro planeta e tem uma força mental admirável. Quantos jogadores conseguem ter tamanho rendimento com constantes apupos e críticas? E é um futebolista que já demonstrou o que vale ao serviço de 3 clubes e da selecção. Desculpem os fan-boys do Messi, mas o argentino para mim NUNCA será melhor que Ronaldo enquanto não sair da sua zona de conforto!

Quero ainda perguntar: onde está a arrogância que tantos apregoam em Cristiano Ronaldo? O que vi hoje, no seu discurso, foi um rapaz que se fez homem, que se calhar cresceu depressa demais (aconselho muito boa gente a pesquisar o que é viver a praticar desporto de alta competição), que ama a sua família. Por cá muitas vezes comentamos (e com alguma legitimidade, porque são factos reais) a sua extravagância e a "piroseira" que reina junto da mãe e das irmãs de CR7. Mas uma coisa é verdade: vemos ali uma família muito unida. Não estava à espera de ver um Ronaldo tão emocionado, sobretudo porque não era a primeira vez que conquistava aquele troféu. Mas foi arrepiante.

Num dia como o de hoje, é inevitável falar ainda do meu Sporting. 3 das 4 Bolas d'Ouro que vieram para Portugal, foram entregues a jogadores formados no meu clube (Luís Figo e Cristiano Ronaldo x2). Se quisermos ser ainda mais precisos, até mesmo o Eusébio começou a carreira numa filial do Sporting, mas pronto, vou deixar os benfiquistas a chorar a sua morte... Não esquecer ainda que Paulo Futre, também da formação leonina, esteve perto de conquistar este troféu, tendo ficado em segundo. Não esquecer ainda que da formação do Sporting saíram ainda Nani, Rui Patrício, João Moutinho, etc. Por tudo isto, hoje também o Sporting está de parabéns. Sobretudo Aurélio Pereira, o nome maior da Academia de Alcochete, responsável por descobrir estes (e muitos mais) talentos. Aurélio, esta é também a sua terceira Bola D' Ouro.

Relativamente aos outros prémios:
- Melhor treinador do ano: merecido (mas gostava de ver Alex Ferguson a ganhar, pelo simbolismo... para mim, que sou apaixonado pelo futebol inglês, é um dos melhores treinadores de sempre)
- Melhor golo do ano: merecido (que hino ao futebol, p*** que pariu!!!)
- Dream team do ano: não compreendo a inclusão de Sérgio Ramos (até o Pepe é melhor que ele)... E não compreendo a exclusão de Schweinsteiger e de Hummels. Será que agora só se joga futebol em Espanha? É que o Bayern ganhou tudo, mas só tem 3 jogadores no onze... Real Madrid e Barcelona juntos colocam 6... Enfim...

Uma última nota: algo me diz que o Messi deve andar com falta de amigos... É que eu acho que nenhum amigo o deixaria sair de casa assim vestido. Depois do fato às bolinhas do ano passado, hoje voltou a chamar a atenção... pela negativa. Parecia um Teletubbie. Para além de destoar por completo, aquele fato é de um mau gosto gritante xD Da mesma forma que o dinheiro não serviu para endireitar os dentes do Ribéry, também não serviu para ensinar o Messi a vestir-se como deve ser para uma gala transmitida em todo o mundo.

Termino parafraseando um outro génio do futebol:
"Que la chupen y que la sigan chupando".
Ronaldo já era o melhor do mundo, hoje é também o melhor da FIFA. Chora Blatter, chora Platini, chora Messi, chorem os Ronaldo-haters e os Messi-fan-boys.
Parabéns campeão!

8 comentários:

  1. Roger, aplaudo de pé.Sabes que partilho contigo esta profunda admiração. É de outro Mundo, como diz o outro.

    PS- O Messi parecia um sofá do Ikea. Tenho dito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes dizê-lo: profunda admiração. De todos os jogadores que já vi em 26 anos de vida (e já vi grandes craques, como Zidane, Ronaldo Fenómeno, Ronaldinho, etc), o Cristiano é de longe o melhor, é de outro mundo, é o meu ídolo futebolístico digamos assim.

      PS - LOOOL a primeira vez que olhei, pensei "a quem é que este gajo roubou o cortinado de Natal?" xD

      Eliminar
  2. Eu não percebo praticamente nada de futebol! Gosto do CR7....menino da rua que sonhava ser futebolista, pobre, veio sozinho para o continente, e aos poucos, graças ao seu esforço e talento, se tornou o melhor do MUNDO!!
    Merece sim senhor, tem todo o mérito!
    Beijinhos Roger

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem todo o mérito, o prémio foi mais que justo, já no ano passado teria sido mas a FIFA assim não o quis...
      Beijinho

      Eliminar
  3. Mais do q justo! E o Blatter.. nem deve ter dormido com tanta azia ahaha

    ResponderEliminar
  4. Entretanto descobri que a Dolce & Gabanna pagou 1 milhão de euros para que o Messi vestisse aquela fatiota. Por 1 milhão até eu o vestia. Ahahahah ;)
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já soube isso. Eu, por 1 milhão de euros, até ia nu ahahah xD

      Eliminar

Real Time Web Analytics