terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Um dos meus maiores orgulhos é a minha cidade

Devido a tudo o que se tem escrito e dito sobre as praxes nas últimas semanas, já por duas vezes falei aqui no blog sobre esse tema. Está para breve o terceiro capítulo dessa saga. Mas como há muita coisa para dissecar, ainda não tive a disponibilidade e a paciência necessárias para tal.

No entanto, as palavras "praxe" e "tradições académicas" fazem ecoar na minha cabeça uma só palavra: Coimbra. 

Porque é a minha casa, a cidade que me viu nascer, crescer, fazer-me homem; a cidade que me viu chorar e sorrir; é a cidade que alberga grande parte das pessoas mais importantes da minha vida; é a cidade que viu nascer em mim paixões, amores e "ódios"; é a cidade que assistiu à minha fase boémia e que, por esse mesmo motivo, guarda tantas histórias de fazer gargalhar e outras tantas de fazer corar; é mais do que a minha cidade-berço, é uma cidade que amo, por tudo aquilo que é. 

Mas para além disso, é a cidade-mãe das tradições académicas em Portugal. É a cidade onde nasceu a capa e a batina. É em Coimbra que reside a verdadeira essência do espírito académico. É em Coimbra que se traja com orgulho. É a cidade portuguesa que recebe mais estudantes de Erasmus, que ficam maravilhados com a sua magia, no seu todo. Para todos aqueles que lá estudaram, Coimbra é sinónimo de saudade. Para mim também o é, por outros motivos. Por isso partilho convosco um vídeo que mostra alguns cantos da minha cidade. Uma cidade tão cheia de história e tradição, com uma magia tão própria. Sempre amei a minha cidade, sempre disse que não podia ter nascido em melhor local. Mas os quilómetros que nos separam fazem-me sentir um amor ainda maior, inexplicável. E uma saudade de todo o tamanho. Não é por acaso que "Coimbra tem mais encanto na hora da despedida".


6 comentários:

  1. Que orgulho da Minha cidade! :D Coimbra... terra de poetas, fadistas e tradição. A saudade existirá sempre. Como disse há pouco tempo, já tenho saudades antes de as ter. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coimbra e saudade são palavras que andam de mãos dadas :)

      Eliminar
  2. Gosto de Coimbra :)

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem meu caro, de facto a minha cidade tem uma magia única :)

      Eliminar
  3. Penso que não restam dúvidas de que o que vem a público nos últimos anos, tem mais a ver com claques do que com praxes.
    Quanto a Coimbra, começo a ter o mesmo sentimento de "vergonha" que tinha em relação ao Porto.
    Tantas vezes lá tinha passado, que um dia tirei um fim de semana prolongado e fui conhecer um pouco do Porto.
    Tenho que fazer o mesmo com Coimbra, onde tantas vezes já passei e onde a única paragem prolongada que fiz, foi para mostrar o Portugal dos Pequeninos quando a filha tinha 6 anos.
    Confesso que tenho uma certa aversão a cidades. Procuro vilas pequenas, campo e serra. Raramente cidades.
    E Coimbra aqui tão perto, que até dá para ir de manhã e vir à noite... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens mesmo que tirar um fim-de-semana para ir a Coimbra. Não é por ser a minha cidade, mas é um local que vale a pena conhecer ;)
      Força nisso ;)

      Eliminar

Real Time Web Analytics