quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Confiem em vocês próprios, SEMPRE, e não se deixem levar pelos momentos menos bons, porque...

... todos somos mais fortes do que julgamos!

Já houve quem me conhecesse melhor do que eu próprio. Aprendi, com o tempo e com as cabeçadas, a conhecer-me, a fazer introspecções, a desafiar-me a mim mesmo, a confiar nas minhas capacidades, a acreditar em mim. Mas durante muito tempo não soube fazê-lo. Felizmente, ao longo da minha vida sempre tive bons amigos que me deram abanões quando eu precisava.

Há uma pessoa, que já não faz parte da minha vida, que directa e indirectamente foi quem mais me fez conhecer-me a mim próprio. Porque, naqueles tempos, essa pessoa conhecia-me melhor do que eu próprio. Um dia, essa pessoa escreveu-me algo, que guardo para nunca me esquecer - são palavras que leio quando me sinto a querer desistir de tudo, quando me sinto a desabar, quando me sinto a perder as forças, quando me sinto perdido: é um bocado assim que me sinto hoje. Palavras essas que partilho (não na íntegra, obviamente...) agora convosco. Porque estas palavras tiveram remetente e destinatário, mas podem ajudar-vos também a vocês nos dias mais difíceis.

"És tão mais forte que isso...Vales mais...mereces mais.
Tens o mundo na mão se quiseres....mas deixas-te cair... Deixas-te levar pelas tristezas...pelas inseguranças. Não te sabes mostrar forte quando sabes que o és. 
(...)
Odeio ser bruta contigo.. mas essa tua inércia no que toca a fugir ao que te magoa revolta-me... e sabes porquê? Porque já fui assim...e porque sei como isso te pode fazer mal. Porque sei como isso pode destruir todo o amor próprio que ainda tens.... E só por me preocupar contigo é que estou a perder o meu tempo a dizer-te tudo isto...
(...)
Mas um dia....vais reler este texto....espero eu depois de finalmente teres percebido que a tua vida é mais do que tudo isto....e vais pensar que eu tenho razão..."

C. S., Setembro de 2007


Sim, tinhas razão... Hoje reconheço-o e uso estas palavras quase como "terapia" quando me sinto a cair. Engraçado como ainda hoje há conselhos teus que guardo e que tento aplicar no meu dia-a-dia, é engraçado como ainda te devo tanto. Viver é crescer e aprender. E aprendemos connosco e com o que/quem nos rodeia.

Sem dúvida que o passado é isso mesmo - passado. Mas dá-nos grandes lições para o futuro. E uma das lições que tenho aprendido é que há mais gente a acreditar nas minhas capacidades e na minha força do que eu próprio. Com o tempo tornei-me mais confiante. Mas os fortes também fraquejam, right? E hoje estou num daqueles dias em que me apetece mandar tudo às urtigas... Mas é aí que me lembro dos abanões que me foram dando ao longo da vida (e só eu sei o quanto agradeço aos meus amigos por isso - odeio paninhos quentes e dos meus amigos só espero a verdade, mesmo quando ela magoa). E é aí que ganho forças para me levantar, sorrir e lutar.

21 comentários:

  1. Somos sempre mais do que o que pensamos ser. Mais fortes, inclusivé. :)

    ResponderEliminar
  2. É que não duvides MESMO! disso Rogerzito!
    A gente fala, fala, mas sim todos temos dias em que vacilamos.
    Se hoje é um dia menos bom, fecha os olhos, não te julgues hoje. Amanhã quando os voltares a abrir vais olhar-te no espelho e vais perceber o quanto deves sentir orgulho em ti, porque também tu estás a aprender a fazer as curvas da vida. Jinhoooossss Rogerzito:) da tua Mummy Suri:))))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Mummy Surizinha :)
      Às vezes caímos nas curvas da vida, mas é com as quedas que se aprende ;) e eu tenho aprendido muito. Sobretudo nos últimos anos. Hoje, olhando para trás, vejo quão miúdo eu era há uns 4/5 anos atrás, apesar de tudo :/ mas viver é crescer e aprender :)
      Beijinho grande

      Eliminar
  3. sao os tropeçoes que nos dão forças, desde que consigas levantar... esse é o primeiro passo, depois disso andar em frente contra todas as expectativas it's just a walk on a park

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como eu costumo dizer, "caio, mas levanto-me sempre" ;)

      Eliminar
  4. Nós Somos muito mais do que pensamos e muitas vezes até mais do que queremos! ;) É assim... Crescendo e aprendendo! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A magia e o encanto da vida também passam por aí: por crescer e aprender :)

      Eliminar
  5. E hoje, tal como noutras alturas, levantas a cabeça e mostras a ti próprio que és mais forte! Até porque continuas a não estar sozinho no caminho right? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Right :)
      Sei que sou mais forte do que penso e sei também que tenho a sorte de ter ao meu lado várias pessoas que me ajudam a percorrer o caminho :)

      Eliminar
  6. Insegurança é comigo, mas a vida tem-me ensinado a ver a pessoa que sou. Por vezes as situações menos boas da vida trazem-nos grandes ensinamentos, só precisamos de ter vontade/capacidade de aprender. Amigos verdadeiros são do melhor que há, estão lá, são sinceros e só querem que mostremos o melhor de nós, mas mesmo aqueles que não gostam de nós podem ensinar-nos muito!
    Força.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo por inteiro as tuas duas primeiras fases, porque passa-se o mesmo comigo.
      Quanto aos amigos verdadeiros... Sem dúvida, e sou um sortudo por ter uns quantos que me abanam quando preciso. Em tempos foi o caso da pessoa que citei no post, hoje em dia já não faz parte da minha vida mas assumo, sem problemas nenhuns, que foi das pessoas com quem mais aprendi ao longo da vida.
      Obrigado.
      Beijinho

      Eliminar
  7. Olá Roger,
    Não acrescento nada ao teu texto, :).
    Como já publiquei no meu blog é nos momentos mais difíceis que vemos os nossos verdadeiros amigos, muito fácil é vir para aqui com palavras bonitas a dizer isto ou aquilo mas o que é importante são os gestos diários e o apoio incondicional que um(a) amigo(a) tem para dar sempre.

    As outras pessoas dão-nos sempre uma grande lição que é: Nós não sermos como elas, :)

    Para terminar, sempre mas sempre não ter qualquer dúvida daquilo que somos e daquilo que somos capazes, porque só assim somos vencedores natos e o actor principal da nossa vida.

    Grande abraço e bom fim-de-semana.

    PS: As minhas desculpas pela minha ausência por aqui mas sempre que posso passo por aqui mas isso acho que tu sabes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sérgio,
      Ao longo da vida tenho tido a sorte de ter ao meu lado verdadeiros amigos, que me abanam quando mais preciso. Não são os paninhos quentes que nos tornam pessoas melhores, mas sim os abanões necessários em alguns momentos por parte das pessoas que mais gostam de nós.

      Grande abraço.

      PS - Sem stress meu caro ;)

      Eliminar
  8. Somos sempre mais fortes do que imaginamos. E só nos apercebemos disso quando a vida nos põe à prova. ;)
    beijinho

    ResponderEliminar
  9. Eu também já tive quem me tivesse enviado uma mensagem desse tipo e sim ao inicio revolta-nos mas é com os erros que aprendemos certo?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo. Vamos crescendo e vamos percebendo, cada vez mais, que determinados abanões foram dados nas alturas devidas :)
      Beijinho

      Eliminar
  10. Os outros acreditam mais na tua força do que tu, porque te vêem de forma imparcial, enquanto tu tens todos os sentimentos (negativos do momento) à flôr da pele. Para frente e para cima, mesmo que seja em passinhos de bebé. A viagem vale a pena, e tu, com certeza, vais saber aproveitá-la :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos nós temos mais força do que julgamos, precisamente porque, como dizes e bem, temos todos os sentimentos negativos do momento. Mas a vida tem-me ensinado que mesmo que caia nunca passo do chão e basta um pouco de força para me levantar :)

      Eliminar

Real Time Web Analytics