terça-feira, 27 de maio de 2014

"À minha futura namorada..."

"Não sei quem és. Não sei onde estás. Não sei nada sobre ti. Talvez já te tenha visto por aí. Talvez tenha esbarrado contra ti numa esquina qualquer. Talvez tenhamos partilhado olhares, ou até mesmo um ou outro sorriso. Não sei se já falei contigo, ou se virei a falar contigo brevemente. Quem me garante que nunca te toquei? Quem me garante que nunca olhaste para mim secretamente? Às vezes gostava de poder rever a minha vida. Sinto sempre que me escapou alguma coisa. Vivemos tão depressa. O tempo foge-nos pelos dedos. O mundo aparece e desaparece à nossa volta e não damos conta. Às vezes gostava de parar o tempo. Às vezes sonho que o tempo pára e eu te encontro. Onde estás? Quem és? Quando vens?
Sabes, sou um poço de confusões. Sou profundamente defeituoso. Consigo ser uma catástrofe humana, um parque de diversões psicótico e toda uma panóplia de coisas estranhas que tu talvez não consigas imaginar. Como todos os homens, sou péssimo quando adoeço. Entro em prantos desmedidos quando as gripes me batem à porta e sonho com apendicites agudas quando me dói a barriga. Tenho a mania de falar enquanto durmo, mas felizmente não ressono. Não ligues se às vezes parecer ausente: estou apenas a escutar a vida que me rodeia e as vozes que não se calam na minha cabeça. Detesto que me interrompam enquanto escrevo, mas para ti abrirei uma excepção. Não sei se sabes isto sobre mim, mas adoro escrever sobre aqueles que amo. Um dia, se estiveres disposta, escreverei para ti. Escreverei sobre o nosso amor e aquilo que poderá ser o nosso amor. Nunca censures os meus sentimentos. Gosto de amar com as tripas de fora – aliás, quem ama, ama com as tripas de fora. Gosto de me deixar no papel: em cada letra, em cada vírgula, em cada ponto. Se me permitires, escrevo-te de mãos dadas comigo em todos esses textos. Não te prometo os grandes gestos utópicos dos filmes de Domingo à tarde. Prometo-te os pequenos gestos. Aqueles simples, mas reais e honestos: puxar a cadeira para te sentares, olhar-te sempre com ternura, fazer-te sorrir quando o mundo pede que chores, beijar-te ao adormecer e beijar-te ao acordar. Prometo-te tudo o que posso prometer. E no entretanto entre essa promessa e a realidade, prometo ficar a ver-te crescer em mim, enquanto eu me vou incrustando em ti.
Vou ser sincero contigo: hoje o meu coração está feito em pedaços. Se realmente estiveres disposta a embarcar nesta viagem comigo terás de colar todos os bocadinhos. Não será fácil. Acredita em mim quando te digo: não será fácil. Conheço demasiado bem o meu coração. No entanto, se realmente fores digna, se realmente fores a metade certa, não desistirás de o fazer. Há uma coisa que sempre disse: o amor não foi feito para aqueles que desistem. Aliás, o amor é um sentimento que gera uma sensação de eternidade. E nessa eternidade o mundo pode parecer-nos estranho, mas nós estaremos sempre certos um para o outro.

Quem és?
Onde estás?
Quando vens?

Ainda não te conheço, mas já te escrevo."


Há palavras escritas por outros que de facto podiam ter sido escritas por nós. Este texto é um desses casos, sobretudo as passagens que assinalei a negrito. A minha descrição do perfil do Blogger é, de facto, a minha descrição: sou a personificação da complicação. Mas essa personificação eleva-se a um nível gigantesco quando tenho o coração feito em pedaços. E por isso sei que não tenho uma bagagem fácil de entender para qualquer pessoa. Acho que só a pessoa certa será capaz de entender essa bagagem, precisamente porque não desistirá de o fazer.
A mulher certa anda algures... Talvez ela precise de um mapa para chegar até mim, talvez eu precise de um mapa para chegar até ela. Mas, neste momento, tendo eu o meu coração esmigalhado, digo que preciso de estar como estou. Não preciso de "ninguém" para ser feliz, sei ser feliz "sozinho". E agora preciso é de tempo para mim, de me reconstruir, de estar na minha onda. Mas, seja como for, fica aqui esta carta à "minha futura namorada", seja ela quem for, esteja ela onde estiver.

18 comentários:

  1. Penso que já publiquei este texto no meu blog pelas mesmas razões! :) "Gosto de amar com as tripas de fora" Adoroooo esta frase! E não sei ser de outra forma! ;) Um dia... sem mapas... ela aparece. Beijinho Roger

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não sei ser de outra forma, e para mim só assim faz sentido amar, no verdadeiro sentido da palavra :)
      Não sei se ela aparece sem mapas, mas vou esperar para ver :P
      Beijinho

      Eliminar
  2. Absolutamente lindo. =) acho que é um bom plano e vai ser um plano de sucesso, é importante saber ser feliz sozinho, para conseguir, um dia, ser feliz acompanhado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais, é isso mesmo. Até porque depressa e bem não há quem ;) por isso há que saber primeiro viver sozinho para depois saber viver e ser feliz acompanhado :)

      Eliminar
  3. Um grande texto! Faço dele as minhas palavras na versão masculina da coisa. Somos um misto de sentimentos, atitudes e escolhas, de passado, e nem sempre as pessoas com quem nos relacionamos entendem...espero encontrar quem me entenda realmente e eu a ele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso... E eu sei que não tenho uma bagagem fácil de lidar, nem sou uma pessoa fácil de entender. Já tive quem entendesse e soubesse lidar com a minha bagagem, mas as coisas duram o tempo que têm de durar. Também já tive quem não soubesse lidar com a minha bagagem, e também é provável que tenha sido por isso que não durou...

      Eliminar
  4. Já conhecia este texto há algum tempo.
    Diz a minha mãe que para cada panela há um testo. Eu acredito nisso. Também acredito que a vida pode dar umas voltas estranhas e que, essas voltas, nos possam levar a cada vez mais longe dessa pessoa... Contudo, e apesar de tudo, essa pessoa vai saber aceitar-te como és: bagagem e sonhos incluídos. Acredito que é assim. Porque quem quer, consegue. No mínimo, tenta. Quem não quer, arranja uma desculpa.

    Um beijinho Roger. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol em relação a isso de cada panela ter um testo, tenho uma grande amiga que costuma dizer que então deve ser uma frigideira, e eu digo o mesmo xD
      Mas tens razão. A pessoa certa, se for realmente a metade certa, não vai desistir de mim...

      Beijinho :)

      Eliminar
  5. A mulher certa está por aí algures, agora tens primeiro que tratar de ser feliz sozinho para depois teres com quem partilhar a felicidade. Afinal se não gostarmos primeiro de nós quem gostará!?
    Quanto à mulher certa, a tua metade, o segredo é saber esperar. Eu esperei e até agora sinto-me a mulher mais sortuda do mundo em ter alguém que me compreenda pois sou de facto terrível e com mau feitio mas também sei entendê-lo e mesmo quando estamos de costas virada, sabemos entender-nos. È isto do amor que quase ninguém entendem ou sabem explicar mas sentir, isso sente-se como ninguém. não é por coincidência que é tido por alguns como a maior conquista do Homem.
    Beijinhos*

    idecidetobehappy.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já tive alguém assim no meu passado. Alguém que me conhecia como ninguém, que me entendia como ninguém, que sabia lidar com a minha bagagem e que não desistiu de fazer parte de certas coisas na minha vida. Foi a única pessoa até hoje com quem me senti perfeitamente à vontade para desabafar sobre certas coisas, nomeadamente sobre o filho que perdi. Mas as coisas duram o tempo que têm que durar. E se acabou, é porque ela não era a metade certa. Mas acredito que a metade certa será uma mulher muito parecida (hei-de escrever um post sobre isso, para este comentário não ficar demasiado longo).

      Beijinho

      Eliminar
  6. Se não formos felizes sozinhos, nunca seremos felizes com ninguém. :)
    Não te preocupes com o mapa. Às vezes o gps engana-se e troca-nos as rotas, mas quando chegar a altura certa chegarás ao destino, a ela. :)
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E estou numa fase da vida em que, de facto, preciso de estar sozinho. Depressa e bem não há quem, a pressa é inimiga da perfeição. E as precipitações muitas vezes correm mal :P por isso prefiro aprender a viver assim, prefiro aprender a lidar com esta nova fase, para um dia poder ser verdadeiramente feliz com alguém :)

      Quanto ao GPS... É, acho que o meu vem com defeito :P vamos ver se ainda terá arranjo :P

      Beijinho

      Eliminar
  7. Parece que ja estas a ver a coisa no futuro e isso e muito bom para o processo que estás a passar.
    Não me canso de dizer esta frase: "we are all searching for someone whose demons play well" acho que faz perfeito sentido e depois da minha ultima relação ter acabado pelos motivos que acabou, faz muito mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não estou tão no futuro como gostaria, isto vai andando, um passo de cada vez... Mas estou a tentar aprender a lidar com esta nova fase da vida :)

      Eliminar
    2. Compreendo. Olha, força! :)
      E sim, é verdade que temos que aprender a estar sozinhos, para podermos estar bem acompanhados ;)

      Eliminar
    3. E é essa aprendizagem que eu quero ter neste momento :)
      Obrigado :)

      Eliminar
  8. Fogo, até me arrepiei ao ler o texto!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tive a mesma reacção quando o li. Sobretudo porque podia mesmo ter sido escrito por mim, palavra por palavra...

      Eliminar

Real Time Web Analytics