quinta-feira, 8 de maio de 2014

Uma nova responsabilidade

Dizem que depois da tempestade, vem a bonança. Para ser sincero, nunca acreditei muito nessa máxima, porque a vida é tudo menos linear. Queremos sempre agarrar-nos a uma réstia de esperança de um amanhã melhor, mas sabemos que nem sempre é assim. Aliás, pela minha experiência (ainda curta) de vida, acredito mais facilmente no chavão de que nunca corre mal só uma coisa porque tudo o que pode correr mal, vai correr mal. Mas às vezes, a vida surpreende-nos.

Foi o que me aconteceu esta quarta-feira. Depois de uma noite complicada, ter reunião de manhã cedo era a última coisa que me apetecia, até porque estava cheio de sono. Estava em modo "piloto automático", tal era a soneira. Mas acabei por ser surpreendido pela vida. Espera-me uma melhoria na vida profissional: digamos que fui...promovido! Juro-vos, fui de tal forma apanhado desprevenido, que dei por mim a pensar "o Dia das Mentiras já passou, não já?!".

Todos nós gostamos de ver o nosso trabalho reconhecido, é algo que ninguém pode negar. E, olhando para trás, vejo o caminho que percorri, e vejo com orgulho. Não sou nem nunca fui um menino a quem caiu tudo do céu aos trambolhões, sempre tive que batalhar pelas minhas coisas. Comecei a trabalhar cedo, e já fiz umas quantas coisas (algumas ligadas à música inclusive). Deixei tudo para trás quando surgiu esta oportunidade de trabalho, sobretudo para ajudar os meus, que estavam a passar por uma fase difícil e chegámos a estar perto de perder tudo. Fui olhado com desconfiança, porque não tinha experiência profissional (apenas como hobbie) nem formação. Não sou licenciado, não tive oportunidade porque valores mais altos se levantaram: ajudar a família. É um plano adiado, que sei que um dia hei-de concretizar. Nem o 12º ano cheguei a completar, larguei os estudos já perto do final do ano lectivo porque precisava de um trabalho a tempo inteiro (e na altura não consegui, ia só fazendo umas coisas na música).

Este trabalho não me caiu do céu. Lutei por ele, para o conseguir e para o manter. Eu funciono bem sob pressão a nível profissional: quanto mais espicaçado sou, mais resultados apresento. E eu quis demonstrar que o puto que não tinha experiência nem formação na área ia ser um bom profissional. O primeiro reconhecimento veio em 2010, quando fui distinguido como trabalhador do ano. Em 2014, consigo alcançar um novo patamar. Curiosamente, ambas as situações ocorrem em fases pessoais menos boas. Eu sei porque isso acontece: porque nos momentos maus, foco-me a 300% no trabalho, para manter a cabeça o mais ocupada possível. Este reconhecimento é fruto de sangue, suor e lágrimas. E é por isso que me orgulho. Não chego até aqui por cunhas. Não chego até aqui a lamber botas. Não chego até aqui com intrigas. Não chego até aqui "na horizontal" (os meus superiores directos até são homens, e eu não jogo nesse campeonato :P). Chego até aqui porque tenho valor, porque me empenhei. Sei que sou bom profissional, sei que sou bom colega. Sei o que valho. E também sei que estou a calar muitas bocas.

Este novo patamar vai implicar ainda mais trabalho, ainda mais responsabilidade. E vou ter um desafio: ter que liderar pessoas. É a primeira vez que vou estar nessa posição, e só espero conseguir corresponder às expectativas (acima de tudo, às minhas próprias). Vou ser eu próprio, isso é certo. Vou aplicar ainda mais os meus valores e princípios na minha vida profissional: vou tentar ser sempre justo, acima de tudo.

Não nego que me sinto algo assustado com isto tudo. Porque não estava, de todo, à espera e fui completamente apanhado de surpresa. Porque é um novo desafio. Porque vou ter muitos olhos postos em cima de mim. Mas vou dar o meu melhor, que ninguém duvide disso.

PS - Não tenho comentado muito os vossos blogs, sorry :/ Mas esta semana tem tido muitos altos e baixos e tenho andado mais afastado da blogosfera. Mas assim que possível, irei ler-vos com a devida atenção :)

26 comentários:

  1. Parabéééééns miúdo :) Já sabes o que penso disto tudo não já? Eu repito: tu mereces xD

    ResponderEliminar
  2. Do fundo do coração: A melhor das sortes Rogerzito! E se precisares de alguma coisa:) sabes que contas comigo:) sim?!

    Jinhoooooooossssss

    ResponderEliminar
  3. :D Isso é que são boas notícias! E eu fico verdadeiramente feliz por ti, Roger!
    Parabéns e muito Sucesso na tua nova aventura profissional!! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas notícias é o que se quer, right? :D
      Obrigado :D

      Eliminar
  4. Parabéns, lutador! ;)
    Boa sorte nessa nova etapa.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Fico super contente por ti, Roger! :) Não sei se te deseje boa sorte ou bom trabalho, mas um misto das duas coisas! Espero que tudo corra bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Inês. E obrigado por ambas as coisas (boa sorte e bom trabalho), ambas são necessárias ;)

      Eliminar
  6. Que notícia tão boa! O reconhecimento é óptimo e a mim só me dá mais pica para fazer ainda melhor. Que tudo corra pelo melhor nesta nova etapa! *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Pequeniña :)
      Sou como tu: profissionalmente, se me espicaçam ou se reconhecem o meu trabalho, é meio caminho para eu fazer melhor :)

      Eliminar
  7. Parabéns, Roger!
    Que tudo continue a correr tão bem quanto desejas. :)

    ResponderEliminar
  8. Muitos Parabéns Roger ! O esforço sempre compensa, vejo que mereces, pois tens "feito pela vida" e acredito que mais cedo ou mais tarde a recompensa chega!..Acredito também que um dia hás-de concretizar esse teu sonho , terminar essa formação , como forma de concretização pessoal, porque o "canudo" hoje é mais isso..

    As maiores felicidades para esse percurso profisional, continua assim!.:)

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Sorriso :)
      De facto, o curso superior nessa altura será mesmo realização pessoal, porque dificilmente algum dia trabalharei nessa área. Mas tirar o curso não deixa de ser uma meta a atingir :)

      Obrigado pelas tuas palavras :)

      Beijinho

      Eliminar
  9. :D Fico muito contente por ti conterrâneo! Não duvido das tuas capacidades.... nunca duvides também! Força! Um beijinho grande de parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, cara conterrânea ;P
      Confesso que às vezes devia acreditar mais em mim... Mas isso tem vindo a melhorar progressivamente :P
      Beijinho

      Eliminar
  10. Que boas notícias. Parabéns e boa sorte.

    ResponderEliminar
  11. Parabéns e muita sorte nesta nova etapa da vida ;)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  12. Que bom. :D :D Fico muito feliz por ti. :) :)
    Vai correr tudo bem. Se chegaste aí com o suor do teu trabalho, tenho a certeza que vais continuar a empenhar-te ao máximo. Força. Muita sorte. :)
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado :)
      E sem dúvida que vou fazer por corresponder às expectativas, sobretudo às minhas próprias, porque o meu maior crítico sou eu próprio :)
      Beijinho

      Eliminar
  13. Antes de mais parabéns!!! :D

    Sei bem o que isso é. É também nos momentos mais complicados a nível pessoal que tive mais sucesso, no meu caso na vida académica.
    Força nisso, e desejo-te a maior sorte do mundo para esta nova etapa. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado :D
      Sou-te sincero, afogar-me em trabalho é o que sei fazer melhor nas fases menos boas da minha vida pessoal. Porque estou focado em algo, a mente não tem tempo para me pregar partidas, e é também uma forma de me sentir útil :)
      Obrigado, mais uma vez :)

      Eliminar

Real Time Web Analytics