domingo, 29 de dezembro de 2013

Balanço de 2013

Ao contrário de muitos, eu gosto da passagem-de-ano. Pela questão festiva obviamente, não fosse eu um puro boémio (embora, nos últimos anos, me tenha habituado a passar esta época a trabalhar). E também porque me agrada o simbolismo da mudança de ciclo. Fecha-se um ano, abre-se outro. E eu gosto de aproveitar esta época para fazer o balanço do ano que passou e para traçar metas para o ano seguinte.

A título pessoal, foi um ano merdoso. Não me vou pôr com eufemismos, foi mesmo um péssimo ano. Quase tudo o que tinha ambicionado não se concretizou. Há um ano atrás, quando fazia o balanço de 2012 e estipulava as minhas metas para 2013, dizia assim: "E como não sou supersticioso, o número 13 não me assusta e portanto espero que não só não seja um ano de azar, como espero que seja sobretudo um ano de sorte e que consiga moldar a minha vida da forma que ambiciono". Dou a mão à palmatória: o 13 não correu bem, não. Mas pronto, "apostar nos cavalos errados" também faz parte da vida, agora é virar o foco para 2014.

Blogosfericamente falando... Findei um projecto há uns meses, projecto esse que existia desde 2010, o "Divagações por uma mente complicada". Iniciei um blog de música (clicar para abrir link), ao qual gostaria de dar um pouco mais de atenção e apostar em mais conteúdos, mas a disponibilidade não é tanta quanto eu gostaria. Contudo, continuo e continuarei a dar-vos música diariamente. Depois comecei este mesmo blog, que já conta com mais de 3 dezenas de seguidores, entre aqueles que me seguem desde os projectos anteriores e aqueles que me descobriram há pouco tempo. Agradeço a todos. Não só por terem paciência para ler as patacoadas que escrevo, mas também por serem extremamente participativos. É das coisas que mais gosto nos meus seguidores, confesso. Às vezes vejo por aí blogs que são lidos por centenas de pessoas, mas cuja interacção entre bloggers é quase nula. Agrada-me mesmo o facto de ter seguidores participativos e também por isso não deixo ninguém sem resposta: gosto, mesmo, de trocar ideias convosco. É a minha forma de estar na blogosfera e isso não vai mudar, apenas vai haver uma pequena mudança no blog de música: não se justifica tanto, nesse blog, responder individualmente a cada comentário, excepção feita obviamente a quando se justifica responder-vos a alguma questão.

Ainda blogosfericamente falando, tenho ainda que fazer um pedido de desculpas publicamente, uma vez que nos últimos tempos não tenho sido um seguidor muito assíduo dos vossos cantinhos. Como já disse aqui várias vezes, tenho tido muito trabalho e pouca disponibilidade para vos comentar com a frequência habitual. Mas fica a promessa de voltar à normalidade em breve :)

Relativamente a este blog, vou deixar aqui algumas curiosidades estatísticas:
- em 4 meses de existência, conto com mais de 30 seguidores e mais de 7000 visualizações
- o mês com mais views foi Outubro, com 2444
- do total de visualizações, a esmagadora maioria foi de Portugal (quase 5000), mas também já fui lido nos Estados Unidos, na Rússia, na Alemanha, na Indonésia, na Ucrânia, na Suíça, no Brasil, no Reino Unido, na China, etc.
- os posts mais lidos foram (contabilização efectuada até 28.12.13):
Pedido de Ajuda  (87 visualizações)
Ladies and gentlemen, I'm back! (76 visualizações)

Ao nível do país e do mundo... Os acontecimentos mais marcantes, na minha opinião, deste ano 2013 foram (não por ordem cronológica, mas sim pela ordem da minha "alembradura" lol):

- Jorge Bergoglio eleito como Papa Francisco
- Crise política em Portugal, no Verão, após a demissão de Vítor Gaspar e a demissão supostamente irrevogável de Paulo Portas
- A selecção nacional de futebol conseguiu apurar-se para o Mundial 2014
- Bruno de Carvalho eleito presidente do Sporting
- Sporting passa de ano na liderança do campeonato (a par de Porto e Benfica), depois da pior época de sempre (2012/2013)
- Morte de Hugo Chavéz
- Morte de Nelson Mandela
- O Benfica, em pouco mais de uma semana, perdeu as 3 competições que podia ganhar (Liga Europa, campeonato e Taça de Portugal)
- O Braga ganhou, pela primeira vez, a Taça da Liga
- O Vitória de Guimarães ganhou, também pela primeira vez, a Taça de Portugal
- O Bayern Munique é a equipa-sensação a nível mundial, tendo ganho o campeonato alemão, a Liga dos Campeões, a Taça da Alemanha e o Mundial de Clubes
- João Sousa tornou-se o primeiro tenista português a vencer um torneio ATP
- Rui Costa sagrou-se campeão mundial de ciclismo
- Frederico Morais, jovem surfista português, eliminou a lenda Kelly Slater na etapa portuguesa do circuito mundial de surf
- Os protestos no Brasil, contra a organização do Mundial 2014
- Morreram mais de 70 pessoas em Santiago de Compostela, num acidente de comboio
- Eleições Autárquicas, em Setembro
- Agosto foi um mês negro para os bombeiros portugueses
- Morte de Lou Reed
- Morte de Paul Walker
- Edward Snowden, ex-agente da CIA, denuncia os Estados Unidos por espionagem

Etc etc etc, muitos outros acontecimentos podiam ser incluídos nesta lista. Mas ficam aqueles que melhor me lembro :P

E agora que venha 2014. Que seja um ano melhor, não só para mim mas para todos vocês. Que seja um ano de concretização de objectivos. Espero que alcancem tudo o que desejam :)
Bom Ano Novo!
Até 2014 :)

27 comentários:

  1. Boa memória, assim de uma assentada ;) Só te esqueceste de dizer, na secção futebolística, que o Porto ganhou o campeonato. Outra vez :PPP

    Que 2014 seja um ano muito especial para ti, Roger. E que todos os teus sonhos se acotovelem animadamente na urgência de chegar primeiro até ti :) Beijinhos e um Feliz 2014!


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas o teu Porto ontem não jogou nada, cara ABT :P

      Agradeço e retribuo em dobro os votos :) Beijinho, bom 2014 :)

      Eliminar
    2. E mesmo assim foram incapazes de nos ganhar... muahaha ;P

      Eliminar
    3. Porque o vosso GR estava em dia sim. Foi tipo como o Roberto, no jogo do Benfas contra o Olympiakos xD é daqueles dias em que podíamos estar ali a noite toda que a bola nunca iria entrar :/

      Eliminar
  2. Adoro fechar um ciclo, amo iniciar um outro. Pela mudança, pelas 365 oportunidades que voiu ter, pelo começar do zero...seja a que nível for. Gosto mais da Passagem de Ano do que do Natal, confesso.
    Por isso, espero que o teu 13 de azar seja um prefácio de coisas boas que aí vêm.
    Aprendi que quando batemos no fundo, nada pior pode acontecer porque não há mais níveis abaixo. A única saída é mesmo subir :)
    beijinho e obrigada pela criação deste blogue, parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto de encarar a passagem-de-ano como mudança de ciclo :)
      Obrigado, e retribuo os votos :)
      Beijinho

      Eliminar
  3. Boas entradas Roger! E que o ano de 2014 seja um bom ano para ti e para os teus. Beijinhos**

    ResponderEliminar
  4. Obrigada por me teres lembrado o desaire Benfica... :p

    Happy New Year!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOL não se pode passar ao lado desse acontecimento marcante :P

      Feliz Ano Novo :)
      Beijinho

      Eliminar
  5. Só posso agradecer o facto de em 2013 me teres "aturado" virtualmente, me teres ajudado (o teu post mais visto foi o pedido de ajuda) e me teres feito rir e sorrir com os teus posts. Em 2014 cá continuarei para te ler e só te posso desejar um grande ano. Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que não tens nada que agradecer, Pequena. No que toca ao pedido de ajuda, foi de coração e só gostava de poder ajudar mais. Quanto a ter-te feito sorrir com os meus posts, também já me fizeste sorrir com os teus, por isso estamos quites ;)
      Beijinho grande e que 2014 seja um ano melhor!

      Eliminar
  6. Estou estafada do 2013...venha daí o 14, estou desejosa de recomeçar:)))
    Que em 2014 vivas vários momentos de felicidade e que saibas disfrutá-la Rogerzito!
    Combinado?
    ...E se não for o Porto (que até ao momento não merece)...que o Sporting seja campeão :) ...vês...não custa nadinha....principalmente porque sei que te fiz sorrir.

    Jinhoooossssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fizeste sorrir sim, Mamã-Suri :)
      Obrigado pelas tuas palavras, agradeço e retribuo em dobro :)
      Feliz 2014 Surizinha, beijinho grande!

      Eliminar
  7. Boa tarde Roger,
    Não vou fazer uma balanço deste ano como tu mas deixo-te os parabéns pela tua análise.
    Foi um ano muito exigente para mim, houve batalhas ganhas e perdidas mas o saldo foi positivo, houve também alguém que levo no meu coração afinal há pessoas assim mágicas.

    Desejo que 2014 seja bem melhor do que o ano 2013 e sem notícias trágicas como a morte do pequeno Rodrigo ou o desaparecimento da querida mãe da Pequenina mas a esperança não morre e vamos continuar a acreditar num final feliz.

    Grande abraço e um excelente 2014 para ti.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Sérgio,
      Que 2014 te traga tudo o que desejas e ambicionas. Esperemos que seja um ano melhor, há que pedir sempre melhor meu caro.
      Grande abraço, feliz ano novo!

      Eliminar
  8. Obrigado :D
    Feliz Ano Novo também para ti :)

    ResponderEliminar
  9. Concordo, neste mundo da blogosfera o mais importante é esta interacção que temos uns com os outros. Só assim faz sentido. :) E estas partilhas foram um ponto muito positivo deste ano de 2013. :)
    Espero que 2014 seja melhor e te dê muitos motivos para sorrires. :)
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas tuas palavras :)
      Espero que o teu 2014 também seja recheado de sorrisos e momentos felizes :)
      Beijinho

      Eliminar
  10. Respostas
    1. Sim, já estou melhor, obrigado :)
      Um óptimo 2014 também para ti :)
      Beijinho!

      Eliminar
  11. Esqueceste de dizer um muito importante, que o Lorenzo foi herói das redes socias, eheheheh estou a gozar como é óbvio! Acho que essa foi uma das deprimências da Silly Season, acho que também houve para aí outra com a Mararida não sei das quantas mas nem sequer me dei ao trabalho de saber a história. Já eu no meu 2013 conheci a minha pior seguida da minha melhor fase a nível profissional dos últimos tempos, por isso teria de ser muito ingrata se falasse mal do meu 2013.

    Beijinhos Roger que tenhas um óptimo 2014 é um dos meus mais sinceros desejos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está, isso do Lorenzo foi efeito da silly season :P
      Ainda bem que 2013 acabou a sorrir-te, espero que 2014 também te traga excelentes momentos, pessoais e profissionais :)
      Beijinho, bom ano :)

      Eliminar

Real Time Web Analytics