quinta-feira, 5 de junho de 2014

"Vai Gervásio, são os teus anos"

27 já cá cantam. Há 27 anos atrás, estava eu a começar a dar trabalho aos meus pais :P
Já fiz tanto e parece que ainda foi tão pouco, ainda tenho tantas coisas para realizar, tantas metas para atingir, tantos sonhos para tornar realidade.

E os 27 vão ficar marcados por algumas mudanças.
Lembram-se deste post (clicar para abrir)? Pois que vou desvendar o que é a Operação "Chega de Sustos". Eu sofro de problemas cardíacos, sempre fui revoltado com isso (principalmente sempre que isso me condicionava em algo que eu queria muito), mas sempre fui um bocado "deixa andar". Quando deixei de praticar desporto, fui engordando, o que não ajuda muito. Para além disso, fumava, há vários anos. E desde que comecei a trabalhar, tornei-me muito amigo da cafeína, ao acordar e ao almoço. Ou seja, tendo em conta os meus problemas cardíacos, eu era uma espécie de bomba-relógio, prestes a rebentar a qualquer altura. Pelo que decidi mudar isso.

Quando comecei esta jornada, em finais de Março, pesava 96kg (para 1.88m - e já cheguei a pesar mais há uns tempos). Fumava, em dias normais, cerca de meio maço (nos dias anormais, ou seja mais stressantes, fumava mais e podia ir até um maço). E bebia 2 cafés diários. Quando comecei esta jornada, os objectivos a atingir até ao dia de hoje eram: pesar 90 kg, ter deixado de fumar e ter abolido os 2 cafés diários.

Não consegui atingir esses objectivos, mas não me sinto derrotado por isso. Porque travar estas três batalhas em simultâneo é do carago, posso dizer-vos! Então, ao dia de hoje, estou com 92,2 kg. Estou a reeducar-me ao nível da alimentação. Não é que comesse muitas "porcarias", embora não fosse propriamente o gajo mais cuidadoso do mundo. O meu maior problema era a quantidade: sempre fui um bocado "besta" a comer. Pelo que me reeduquei nas quantidades, comecei a ter mais regras alimentares. E fui tentando voltar ao activo fisicamente, fazendo caminhadas ou corridas nas minhas folgas. Em 2 meses e uns dias, perdi 3,8 kg. Não atingi o objectivo proposto, mas não é mau de todo! Quanto ao tabaco, ainda não consegui deixar totalmente... Guilty :$ Mas consegui reduzir para 3 cigarros diários (quando saio à noite, lá fumo mais 1 :$). E no que toca ao café, só nos dias em que me sinto realmente de rastos é que bebo um a seguir ao almoço.

Sim, eu sei que não são resultados fantásticos. Mas fiz mais por mim nos últimos 2 meses do que nos últimos 7 anos, e já me sinto orgulhoso por isso. Tenciono até ao fim do ano estar dentro do meu peso ideal (ali a rondar os 85kg - não tenho estrutura para ser magro, nunca tive... sempre fui um gajo largo). Mas baixar dos 90 kg já vai ser certamente uma vitória. E tenciono até ao fim do ano deixar o tabaco por completo - confesso que essa é a luta mais difícil.

Os 27 vão também ficar marcados por outro tipo de mudanças. Tenciono, mais do que nunca, olhar para a frente. Calar muitas bocas, muitos profetas da desgraça e muita gente com a mania que é esperta. Tenciono tornar-me mais confiante, tenciono dar um rumo à minha vida. Enquanto não aparece "a tal", vou dedicar-me a mim e ao trabalho. Quero voltar a ser distinguido como trabalhador do ano! Vou dedicar-me às pessoas que valem a pena e mandar foder as que não valem. E quero ser digno da "tal", da "the one". E como tal, vou levantar a cabeça e travar todas as batalhas que tiver a travar, não vou fugir de nenhuma, não vou pôr a minha vida nas mãos de ninguém. Vou tomar as rédeas da minha vida e da minha felicidade. It's me against the world ;)

E agora, com licença, vou ali curtir à grande o meu dia. Com a família e os amigos que estão longe no pensamento. Mas com um grande sorriso na cara, porque sei que é assim que eles me querem ver ;D

37 comentários:

  1. Muitos parabéns Roger!!! Primeiro pelos 27 anos, depois pelos objectivos que mesmo não sendo cumpridos caminhas para lá e isso é o mais importante.
    Que este dia fique marcado por coisas positivas. E chega de sustos :)

    Um feliz aniversário! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Inês :)
      Não vou desanimar só porque não cumpri os objectivos propostos, pelo contrário: vou lutar ainda mais para os atingir :) E chega de sustos ;)

      Beijinho e mais uma vez obrigado :)

      Eliminar
  2. Muitos parabéns Roger!!!! :D Que as rédeas nunca te escapem da mão, nem por um segundo! Desejo-te o melhor... porque sei que és um sonhador lutador! ;) Vais conseguir! Um beijinho grandão e óptimo dia :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Buxexinhas :)
      O dia foi, de facto, óptimo, obrigado :)
      E vou agarrar as rédeas da minha vida com unhas e dentes ;)

      Beijinho grande

      Eliminar
  3. Mais um gémeos!!!

    Parabéns, Rogerzito! Que estejas a ter um grande dia!!
    :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, já somos uns quantos na blogosfera :P

      Obrigado agridoce :) foi de facto um óptimo dia :)

      Eliminar
  4. roger roger e que tal mandares foder esse tabaco tambem hein? tou a ver k somos 2 com o objectivo de emagrecer... só que eu tenho uns miseros metro e meio... (diferença minima como deves calcular)
    dedicar-te ao trabalho? espero que te paguem bem pois ultimamente vejo mais exploração que outra coisa, espero que não seja o teu caso.
    quanto à tal... bem, eu ja desisti de procurar, nao desistas tu tambem.
    quanto aos 27 (parabens!!!!!!) engravidei aos 27 por isso foi uma fase optima para mim :) o começo de uma nova fase com a melhor companhia do mundo a crescer dentro de mim.
    muitos parabens, que evoluas muito como pretendes, que cumpras com os teus objectivos e mais que tudo... que sejas muito feliz

    quanto à tal...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. NIX'zinha, também vou mandar foder o tabaco, só que essa luta custa um bocadinho mais :$ mesmo assim, não me tenho safado nada mal! Consegui passar de uma média de 10 cigarros diários para 3, em apenas 2 meses ;)
      Eu gosto de me dedicar ao trabalho. Eu empenho-me em tudo o que faço, nem que seja um jogo a feijões. E também tenho a sorte de fazer algo que gosto, por isso... E não me posso queixar muito, para um gajo sem formação académica e tendo em conta o estado actual do país, até ganho bastante bem.

      Eu não tenciono engravidar aos 27 ahahah ;P mas não me importava nadinha de ser pai aos 27, não... Falta é a mãe xD

      Muito obrigado pelas tuas palavras :)
      Um grande beijinho, e não desistas do tal ;)

      Eliminar
  5. Um dia FELIZ Rogerzito:)
    Uma batalha e uma vitória de cada vez! E uma boa caminhada :)

    Jinhooooossssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Surizinha :)
      Um passo de cada vez, mas a direcção é sempre em frente ;)
      Beijinho

      Eliminar
  6. Parabéns pelo 27 anos!
    Compreendo-te pelo menos numa das lutas, com o peso. Estou também numa fase de alimentação muito saudável e corridas e caminhadas e a sentir-me muito bem com isso.
    Quanto à cafeína, substitui por chá preto. Não é tão forte como o café, mas resulta. Eu não bebo café, só em ocasiões muito especiais, mas dizem que a troca resulta!
    Quanto ao tabaco, non smoker, portanto aí não posso falar muito. Dou-te força para que deixes o vicio.
    E mais uma vez um óptimo dia de aniversário! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado :)
      Quanto ao peso... Eu estou sobretudo a reeducar-me, ao nível das quantidades. Estou também a fazer um esforço para andar mais dentro da comida saudável, mas também não me privo muito das coisas. Porque lá está, o meu grande problema eram realmente as quantidades, eu sempre fui um bocado besta a comer :P
      Quanto à ideia do chá, agradeço, mas não gosto de chá xD de nenhum xD mas a luta contra o café até tem sido a mais fácil das três :) só nos dias em que me sinto realmente mais cansado é que acabo por ceder a um cafézinho a seguir ao almoço, mas tem sido raro.
      E no que toca ao tabaco, a ideia é mesmo deixar de vez, o mais rápido possível :)

      Obrigado mais uma vez :)

      Eliminar
  7. Parabéns pelos seus 27 anitos!
    A vida é feita de pequenas vitórias, saboreie-as e continue a lutar para atingir os seus objectivos e conseguirá.
    C.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, C.
      E podes tratar-me por tu, não sou de formalidades e menos ainda na blogosfera ;)
      Muito obrigado mais uma vez!

      Eliminar
  8. Parabéns meu querido =D
    Por mais um aninho e por essas vitórias nas batalhas que estás a travar =D
    Estou tão orgulhosa de ti =D
    Só queria que estivesses aqui hoje para te dar um abraço e um beijo enorme!
    Adoro-te priminho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado chavaleca :D
      Quem me dera ter estado aí convosco... O dia foi óptimo, mas mais uma vez faltaram os vossos abraços e beijos... Mas estiveram sempre no meu pensamento, sabes disso :)
      Adoro-te priminha!

      Eliminar
  9. Já não vim tarde, parabéns :D que faças muitos e bons e eu esteja cá para ''ver'' .
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Teresa :)
      Que sejam muitos e bons, quer para mim quer para ti ;)
      Beijinho

      Eliminar
  10. Tinha vindo dar-te os parabéns e agora é que li o texto :P
    Fazes bem, em ser determinado e ter objectivos como estes, sei que vais conseguir :) boa sorte e força, tens que cuidar de ti!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah não faz mal :P
      Eu não gosto de perder nem a feijões e quando meto uma coisa na cabeça, levo-a até ao fim. Estas batalhas são para ganhar, sem dúvida :)
      Obrigado :)
      Beijinho

      Eliminar
    2. Claro que são para ganhar, objectivos acima de tudo :)
      Beijinhos*

      Eliminar
  11. "Vou dedicar-me às pessoas que valem a pena e mandar foder as que não valem" - mais nada. Para a frente é que é o caminho!
    Muitos parabéns e o resto...já te disse por email! Feliz Aniversário :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu estou cada vez mais focado nesse caminho :)
      Quero que os 27 sejam uma viragem na minha vida, um ponto de ruptura com o passado. A partir daqui é sempre em frente :)
      Obrigado, mais uma vez :)

      Eliminar
  12. Primeiro, muitos parabéns meu caro. Espero que as celebrações tenham sido dignas de uma pessoa como tu. Ou seja, em grande.

    Que seja o início de um grande ano com muitas coisas boas. Como tudo aquilo que desejas.

    Grande abraço meu caro

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado meu caro!
      O dia foi, de facto, altamente mesmo. Dentro do género que é estar longe das pessoas mais importantes da minha vida. Mas foi o melhor aniversário desde que saí de Coimbra :)

      Será um ano de arraso, é para isso que vou batalhar ;)

      Grande abraço

      Eliminar
  13. Parabéns!! Parabéns pelo aniversário e parabéns pelos feitos conseguidos. :) :) Pelos vistos acertei, pelo menos em parte. Eu apostei que seria deixar de fumar. Mesmo que não tenhas conseguido deixar, se já reduziste, já é muito bom. Estas coisas têm de ser a pouco e pouco, para que depois não hajam recaídas. Quanto ao peso, quase 4 kg em 2 meses não é nada mau. Agora é continuar assim. :)
    Já vi que os teus 27 anos serão determinados. Isso é muito bom. Desejo que te tragam muitas realizações pessoais e profissionais. :) E não te preocupes com "a tal". Quando tiver de aparecer, ela aparecerá. :) :)
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado :)
      É verdade, acertaste numa das três batalhas ;)
      Não me preocupa nadinha não ter atingido os resultados que queria. Mesmo indo ao meu ritmo, sei que não vou ceder e isso já me orgulha :)
      E sim, estou mais determinado que nunca em ser feliz ;)
      Obrigado mais uma vez :)
      Beijinho

      Eliminar
  14. Não te vou dar os parabéns pelo aniversario outra vez :P
    Mas muitos parabéns pelas sábias decisões e pela determinação em levá-las até ao fim!!! Vai miúdooooo :P **

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado ;)
      Determinação em níveis históricos, é para levar essas decisões até ao fim ;)

      Eliminar
  15. É pá cheguei tarde, mas sabes como é, o meu Eduardo começou a dar-me trabalho à 11 meses e tenho pouco tempo para andar por aqui.
    No entanto, dizem que o que conta é a intenção. Cá vai: Parabéns e felicidades, que os próximos 27 sejam de muita harmonia, paz e sossego, da maneira que mais te agradar...e os outros 27 também, e os outros, e os outros...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca é tarde ;) e de facto o que conta é a intenção :) e eu entendo que o teu pequeno não te dê muito tempo para andares por aqui eheh

      Obrigado pelas tuas palavras :)
      Que a vida seja sempre a melhorar, sempre a subir, isso é que é preciso :)
      Obrigado mais uma vez :)

      Eliminar
  16. Mil desculpas pelos parabéns chegarem atrasados, mas lembrei-me de ti ontem! Que essa determinação nunca te largue. Tens de tratar de ti! Foca-te na tua saúde e na tua felicidade porque eu vou estar aqui a torcer para que atinjas todos os objectivos a que te propões (quer sejam estes, quer sejam outros que partilhes aqui pelo cantinho). Beijinhos e espero que te tenhas divertido aos montes no dia de ontem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca é tarde, não há atrasos ;)
      Obrigado Pequena :)
      Se há característica que tenho é a minha determinação. Quando meto algo na cabeça, vou até ao fim. E desta vez não será diferente :)
      Obrigado mais uma vez pelas tuas palavras! E desejo-te tudo em dobro :)
      Beijinho grande

      Eliminar
  17. Grandes vitórias! Estás de parabéns por todas elas, sem sombra de dúvida, mas especial vénia por reduzires tanto no tabaco. Não é fácil (a avaliar pelos exemplos que tenho em casa-mor) mas com certeza é possível! Go go, Roger! ;)

    (No Natal perguntamos-te por mais resultados :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado ABT :)
      Não são lutas fáceis, nenhuma delas, mas a do tabaco é especialmente difícil. Mas com perseverança tudo se consegue, e são batalhas que vou levar até ao fim :)
      E não é preciso esperares pelo Natal, eu vou fazendo updates de vez em quando ;)

      Eliminar

Real Time Web Analytics